O pequeno manual antirracista de Djamila e de todas e todos nós


Emblema Logotipo Poético - Rubem Valentim

Esta resenha foi publicada em abril (2021) no Dossiê Temático: Relações Étnico-Raciais e Educação da revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal e aborda o livro Pequeno Manual Antirracista (2019) da filósofa Djamila Ribeiro.


A centralidade da obra é proceder a uma reflexão apontando caminhos para aprofundar a percepção acerca de discriminações raciais estruturais históricas, estimulando a leitora e o leitor a assumirem a responsabilidade pela transformação da sociedade a partir de suas vidas e contextos.


Ademais, Djamila enfatiza estratégias para extinguir o racismo contra pessoas negras, como também aspira auxiliar no combate a outras formas de opressão.


Para organizar melhor o texto, com base na linguagem didática usada no livro, na primeira parte identifica-se a obra, a autora e o objetivo da publicação. Posteriormente, destaca-se cada um dos 11 capítulos, as produções da autora, com informações sobre ela e os demais autores negros citados e que a inspiraram na elaboração do livro.


Por fim, apresenta-se uma breve avaliação crítica sobre esta produção editorial, que é de fundamental importância pelo seu conteúdo educativo e didático, oportuno e elucidativo, sendo de alto valor referencial para ajudar a edificar os novos marcos civilizatórios da humanidade por meio da autoeducação de cada indivíduo.


Palavras-chave: Antirracismo. Relações raciais. Discriminação racial. Racismo estrutural. Políticas educacionais. Mulheres negras.


Acesse a resenha completa no link a seguir:

http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1021

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo